Pessoal... o vestuário feminino árabe é TOTALMENTE DIFERENTE, do vestuário feminino indiano.
O Sari é um traje nacional indiano; um tecido (transparente ou não) com cerca de 6 metros que é enrolado ao corpo, com adornos e predarias ( vestuário para ocasiões especiais) ou sem; ficando pendente no ombro com caimento nas costas. Outro detalhe...nos filmes de Bollywood, as atrizes mostram algumas partes do corpo, como: a barriga, braços e costas, pois não é proibido na Índia, o sari tbm pode cobrir a cabeça, fazendo um look completo ou fazer um penteado fabuloso.
Já os trajes femininos arábes, são chamados de Aabei; são " vestidos" longos com fendas laterais não muito profundas, decote careca com corte central , gola quadrada ou 'V" ( não muito profundas), mangas longas (mangas perdidas- usados na época medieval), retas ou até manga morcego (para uso domiciliar). Elas podem ser adornadas (tbm para ocasiões especiais) ou não, sem transparência e tbm pode-se usar um cordão ou lenço em volta do quadril, para melhor locomoção (caso haja necessidade)
Uma pequena observação interessante é que ambas as culturas usam os formatos de sua arquitetura como estampas, adornos e até trabalhos de pedraria para os seus trajes.
Sari (fig. 1)
Instruções de uso do Sari (fig. 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário